quinta-feira, 6 de junho de 2013

TREINANDO O CÉREBRO!


Você consegue se expressar bem em palavras? Fique ainda melhor praticando estes jogos de linguagem, com inúmeras opções de vocabulário e diferentes graus de dificuldade.

Através da linguagem, seu cérebro não só é capaz de representar e organizar seus pensamentos, sensações e decisões, como ainda consegue influenciar os pensamentos, sensações e decisões de outros cérebros. 


A comunicação pela linguagem depende da combinação de várias capacidades específicas: o armazenamento de palavras e significados em um banco lexical (o seu "dicionário interno"), a evocação dessas palavras do banco de dados na memória, e a geração de palavras a partir de conjuntos de letras soltas.


Hoje se sabe que, embora a linguagem não seja necessária para a consciência, os pensamentos ou o raciocínio, ela enriquece em muito nossa capacidade de lidar com informações, representá-las mentalmente, e comunicar nossos pensamentos e decisões aos outros. Como as outras funções cognitivas, também as várias capacidades específicas da linguagem podem ser melhoradas com a prática.
Os jogos apresentados aqui são um excelente treino para suas capacidades de linguagem. Além deles, a leitura é um exercício fabuloso para expandir seu léxico cerebral. De maneira complementar, a escrita e a fala, sobretudo em apresentações orais espontâneas, são excelentes maneiras de melhorar sua capacidade de selecionar palavras e encadeá-las em um discurso rico e fluente.

Não era bem este
Para acessar ao jogos, basta clicar no link abaixo das imagens.

Um truque de mãos




Costurando






Um comentário:

  1. NOME:EDUARDO CANZIAN e LEONARDO COSTA
    1. Transforme o adjetivo em uma oração adjetiva:
    a. O professor QUE FACILITA ajuda os alunos nos conteúdos.

    b. As quatro amigas e o jeans QUE VIAJAM rodaram o mundo!

    c. O aluno pensador é diferente do aluno QUE REPRODUZ as ideias.

    d. Todas as pessoas QUE SIMPATIZAM da Língua Portuguesa, por favor, dirijam-se ao teatro!

    e. Você é um dos poucos alunos QUE SIMPATIZAM (por mim).

    f. Homens e mulheres QUE FUMAM vivem pouco.

    g. Admiro pessoas QUE SE ESFORÇAM.


    2. Diga se a Oração Adjetiva é Restritiva ou Explicativa:
    01 - Duro é o sofrimento que nasce do vício.
    OSAR
    02 - A água, que é incolor, é indispensável.
    OSAE
    03 - Comprei um papagaio que fala muito.
    OSAR
    04 - Deus, que é o pai de todos, sabia da luta que ele tivera.
    OSAE
    05 - As pessoas que fingem não são dignas de confiança.
    OSAR
    06 - Há coisas que nos comovem.
    OSAR
    07 - O vulcão, que parecia extinto, voltou a dar sinal de vida.
    OSAE
    08 - É teu tudo quanto aqui existe.
    OSAR
    09 - Os bois da região, que contraíram febre aftosa, serão examinados.
    OSAE
    10 - O livro que li é muito bom.
    OSAR
    11 - A Lua, que é satélite da terra, inspirou muitos poetas.
    OSAE
    12 - A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.
    OSAE
    13 - Infeliz é o homem que não age honestamente.
    OSAR
    14 - Os homens que tem seu preço são fáceis de corromper.
    OSAR
    15 - Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito.
    OSAE
    16 - O professor indicou os livros que deviam ser lidos.
    OSAR
    17- Conhece a casa onde moro?
    OSAR
    18 - Espinhosa é a estrada por onde passamos.
    OSAR
    19 - João, que era bom aluno, está desempregado.
    OSAE
    20 – Todos adoram espelhos que se deformam.
    OSAR

    ResponderExcluir