quinta-feira, 20 de junho de 2013

BRASIL... MEU BRASIL BRASILEIRO!





Para quem não sabe o porquê dos protestos estarem acontecendo, eles  iniciaram em algumas cidades do sul do país após o anúncio do aumento das tarifas do transporte público. As pessoas, então, se uniram e decidiram reivindicar por menores valores. Isso foi o estopim! Quando perceberam que poderiam se unir para protestar contra muitas outras insatisfações como: desvio de dinheiro público para a construção de estádios, salários baixos, corrupção, intolerância e preconceito, condições precárias da saúde pública... o movimento cresceu!
Apelidado de "V de Vinagre" por alguns dos manifestantes, o pseudônimo ganhou força... Mas, por que utilizaram esse nome? 


A referência principal é ao filme "V de Vingança" - que aborda esquemas de corrupção no Reino Unido e um plano mirabolante para que as falcatruas do regime governamental e a opressão sofrida pelo povo sejam extinguidas de uma forma nada tradicional ou pacífica (mas que ficou muito bonita na tela!) Assista ao trecho final do filme, clicando abaixo:



E também se refere à utilização do VINAGRE como neutralizador de gás de pimenta e bomba de gás lacrimogênio que são utilizadas pela polícia para conter os manifestantes durante os atos de protesto.



Para que você tenha noção do número de pessoas envolvidas nos protestos, acesse aqui o infográfico
Quer saber mais sobre o início de todo o movimento, acesse o resumo do Wikipédia.


Dessa forma, as ondas de protesto que vêm tomando conta do país desde a última semana não estão apenas deixando os políticos de "cabelos brancos", mas motivando a nova geração - jovens e adolescentes - a serem críticos e acima de tudo, criativos! Vamos observar os cartazes:













ATIVIDADE

Com base nos conhecimentos que você possui e nos que acabou de adquirir sobre estes eventos históricos que estão tomando conta do país, comente ao menos 3 imagens acima e diga em que os manifestantes se basearam para expressar suas ideias nos cartazes.
Escreva sua resposta no item COMENTÁRIOS, logo abaixo dessa postagem!



5 comentários:

  1. ediane e joice 8 a
    o brasil não era pra ter copa,depois copa oque vai fazer com os estadios

    nunca esperimente juntar coca -cola com mentos se nao vai esplodir igual as greves

    ResponderExcluir
  2. abgail n. gomes e yasmim rocha garcia.
    sexta foto: se faltou educação foi a falta de investimento nas escolas.
    nona foto: sinal que o dinheiro deve ser mais no sistema unico de saude

    ResponderExcluir
  3. Aluna:Anna julia Mantuan dos Santos Lima
    Serie:8°a
    6° frase: O governo não está investindo na educaçao.
    10° frase:O governo tem que parar de roubar o povo,porque se nao o brasil vai parar.

    9° frase:O governo tem q envestir tambem na saude.

    ResponderExcluir
  4. Nome: John Lennon
    Serie: 8ª A

    foto 3: um manifestante critica com ironia o que o Ronaldo disse, pois ele disse que não se faz Copa do mundo com hospitais

    foto 5: outro manifestante fazendo ironia porque os policiais usam bala de borracha para acalmar os manifestantes e a bala de borracha machuca muito, então com ironia ele brinca falando para tampar uma bala halls que é muito melhor..

    foto 6: uma manifestante brinca porque o governo quer investir em estádios e não quer investir em educação, ai como a educação do Brasil é fraca ela brinca assim "Ia ixcrever augu legau, ,maix fautô edukssão"

    ResponderExcluir
  5. 1- Leia os períodos abaixo. Eles foram formados por orações subordinadas adjetivas, aquelas que possuem valor de um adjetivo. Durante as aulas, vimos que se classificam em restritivas e explicativas. Classifique cada oração destacada e marque o item que possui a seqüência correta dessa classificação.

    I. O jovem que se esforça progride.
    II. O livro que li é muito bom.
    III. Teresa, que era personagem principal, morre no final da história.

    R: Restritiva — Restritiva — Explicativa

    2 - Substitua as orações em destaque pelos adjetivos correspondentes:

    a) É uma letra que não se pode ler. R: é uma letra ilegível
    b) Trata-se de um bem que não se pode destruir. R: trata-se de um bem indestrutível
    c) É um feijão que não tem sal. R: é um feijão sem insosso
    d) É uma tinta que não se apaga. R: é uma tinta inapagável
    e) É um projeto que não se pode realizar. R: é um projeto irealizavél
    f) É uma substância que não tem odor. R: é uma substância inodora
    g) É um texto que não se pode compreender .R: é um texto incompreensível

    ALDEMIR JUNIOR E PETERSON SOUZA 8°B

    ResponderExcluir