terça-feira, 23 de outubro de 2012

VERBOS!

Antes de realizarmos os exercícios, vamos relembrar o que foi falado ontem em sala de aula:



Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos:

  1. Uma ação - exemplo: Eu corro... ESTOU PRATICANDO A AÇÃO DE CORRER.
  2. Um estado emocional - exemplo: Eu fiquei quieta. NÃO PRATIQUEI NENHUMA AÇÃO, MAS O VERBO INDICOU COMO EU ESTAVA NAQUELE MOMENTO
  3. Os fenômenos da natureza - exemplo: Choveu muito ontem. 



Do ponto de vista estrutural, uma forma verbal pode apresentar os seguintes elementos:

a) Radical: é a parte invariável, que expressa o significado essencial do verbo.


b) Vogal temática: indica a conjugação a que pertence o verbo.

São três as conjugações:
1ª - Vogal Temática A - (falar)
2ª - Vogal Temática E - (vender)
3ª - Vogal Temática - I - (partir)

c) Desinências:  são elementos que designam o tempo, o modo do verbo, a pessoa do discurso ( 1ª, 2ª ou 3ª) e o número (singular ou plural).

Vamos relembrar mais um pouco, seguindo os passos dessa explicação.
Agora, vamos realizar os exercícios!



JOGO DOS 100 VERBOS: Primeiramente, vamos realizar um exercício de curiosidade. Sabe quais são os 100 verbos mais utilizados em frases na Língua Portuguesa? Pois bem, teste seus conhecimentos neste exercício! Para realizá-lo, basta inserir o verbo no espaço onde está escrito : DIGITE AQUI UM VERBO NO INFINITIVO. Quando você dá enter, ele vai automaticamente para a lista. Se ele não for, sinal de que não é um dos 100 verbos mais usados na Língua Portuguesa! CLIQUE AQUI para jogá-lo!

JOGO DA FORCA: Selecione as letras até encontrar o verbo! Uma dica é sempre iniciar selecionando as vogais. Para acessar o jogo, CLIQUE AQUI!

APRENDENDO A CONJUGAR OS VERBOS: Nesse jogo, clique no verbo e arraste até a pessoa do discurso a qual ele se refere. A medida em que for terminando, clique em VERIFICAR para ver se suas respostas estão corretas. Termine os dois lados e clique, a seguir no círculo com seta verde no canto superior direito da tela para passar a fase seguinte. Para acessar este jogo, CLIQUE AQUI!









Nenhum comentário:

Postar um comentário