sexta-feira, 4 de novembro de 2011

APOSTO E VOCATIVO

APOSTO 
é o termo que explica ou esclarece o sentido de um nome. Geralmente, ele  aparece separado por vírgulas ou depois de dois pontos. Mas nem sempre isso ocorre: ele também pode aparecer para especificar um determinado termo da oração.


O aposto pode ser:


- EXPLICATIVO:
EX: Alexandre, presidente do clube, fez a premiação. 

- ENUMERATIVO:
EX: Tocaram duas músicas: um samba e um forró. 

- COMPARATIVO:
EX: “A inflação, monstro devorador dos salários, é sempre uma ameaça...” ·.


- ESPECIFICATIVO (esse tipo não se separa por pontuação do nome a que se refere):
EX: A escritora Lygia Fagundes Telles lançou mais um conto. 


VOCATIVO
é um termo destacado  sintaticamente da oração, não pertence nem ao sujeito, nem ao predicado. Ele serve para invocar o receptor da mensagem.

EX: Menino, não mexa nisso!


E...PARA DESCONTRAIR!
PARÓDIA!!!!!








ATIVIDADE

1 - Que tal se vocês, alunos, se unissem em duplas ou trios e criassem uma paródia com o tema APOSTO E VOCATIVO? Vocês terão até o dia 11 de novembro, sexta-feira para criarem uma paródia e postarem aqui na publicação, no link COMENTÁRIOS! Terão que apresentar em sala de aula, também! Sejam criativos e ótimo trabalho!

7 comentários:

  1. Paródia CÊ VEJA.
    É segunda-feira, dia de canseira. Chego em minha casa. Abro a geladeira. A situação tá feia.
    É segunda-feira, só dá mais tristeza. Vou até a gaveta. Pego as minhas contas. Boto sobre a mesa.
    Devo o aluguel. Já faz um tempão. Meu nome já está sujo. Venceu a prestação. É tanta conta irmão.
    Cê veja, cê veja, cê veja, cê veja. Cê veja: a minha situação!
    Nome : dayan e hugo

    ResponderExcluir
  2. Uma semana sem te ver
    Eu já sabia que isso ia acontecer
    O tempo passa eu fico mal
    É frases achar que tudo está igual
    Você,não apareceu pra mim
    Não posso evitar, ver as frases assim
    O que eu faço pra escapar
    Dessa vontade que eu tenho de falar
    Toda hora sem você
    Faço planos impossíveis pra te ver
    Mas pra mim são tão reais
    O que aconteceu eu não me lembro mais
    REFRÃO:
    Eu poderia escrever mil frases só pra você
    Poderia te falar meus apostos e vocativo só você ver
    Me diz quando a gente vai escrever se ver
    Pra eu poder te invocar o vocativo vou falar
    E tentar te explicar
    A falta que você me
    Eu não agüento mais
    Ficar tão longe de você...
    Você me diz que não que ver o vocativo que eu tenho pra dizer
    Que não para de escrever...

    ResponderExcluir
  3. Eu to aprendendo você! (pra que entender?)

    O que tem por tras dessa frase!
    Que me deixa entreter!
    È um misto de Aposto e vocativo!
    Já tentei, e ja estou conseguindo entender!

    Toda vez que eu encontro!
    Pode estar separado por virgula ou nao!
    Toda vez que eu te olho!
    Pode ser aposto ou nao!

    Por mais que eu queira!
    Eu nao consigo pensar mais nada!
    Quando eu notei ja era vocativo,
    Eu não imaginava!

    Se eu nao fosse querer!
    Não iria aprender!
    pra que entender!
    Eu tô aprendendo você!


    Nome: Mikaela, Angélica, Pâmela e Luana.

    ResponderExcluir
  4. Oh, essa palavra é certo é o vocativo Pode acreditar é ela quem te chama
    Estam tudo junto e sempre lado a lado Vocativo e aposto, mais nóis também ama!
    Que Deus ilumine todo mundo agora
    Quebre o cadeado e faça o povo rir
    Canto uma palavra mando o mal embora
    Liberdade já que eu tô cantando assim

    Parodia é modificar uma musica por inteira
    É saber fazer feliz a nossa fessora
    Dando a volta por cima dos maus momentos
    Saber perdoar sem lembrar do passado
    Name: josu el,luluciana,mimilena

    ResponderExcluir
  5. Meteoro(Luan Santana)
    Te dei ex de vocativo
    Te de ex de aposto
    Pra você aprender a tira
    Uma nota boa.
    você e raio de vocativo
    Meteoro de aposto
    Explosão de termos que eu não
    Pude acreditar haaaa como e bom te ensinar.
    Depois que eu te ensinei fui mais feliz você e exatamente o que euu sempre quis você se encaixa perfeitamente aqui o nosso quebra cabeça teve fim.
    Se for sonho não me acorde eu preciso estudar pois so quem estuda consegue passar...

    ResponderExcluir
  6. Wanderson Gomes ,Beatriz Gomes,Matheus leal.

    ResponderExcluir