sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ADVÉRBIOS

Após estudarmos sobre Advérbios em sala de aula, vamos realizar nossos exercícios de forma diferente. 
Para você ter acesso em sua casa e poder relembrar os conteúdos, estudo pelo texto que está em seu caderno e assista novamente aos vídeos:








Para a realização das atividades, clique nos link's abaixo, respeitando a ordem em que se encontram. Só inicie uma quando terminar a anterior
Para retornar ao blog, é só clicar na seta existente na parte superior esquerda de sua tela!



Arrastar e Soltar Advérbios

Escreva Corretamente os Advérbios

Juntas sílabas para formar Advérbios

Verdadeiro ou Falso sobre Advérbios

Quebra-Cabeça

Jogo do Advérbio

Jogo da Memória

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - OFICINAS



Na aula passada, vimos alguns vídeos que ilustraram a linguagem utilizada nas poesias. Percebemos que as poesias expressam sentimento e emoção podendo causar alguma reação nos leitores, seja tristeza, saudade, amor, encantamento!

Para você relembrar e poder assistir em casa, aí estão os vídeos:






Para relembrar o que foi visto até agora... 
(TEXTO EXTRAÍDO DO SITE: "Grupo Escolar"


Verso: É cada linha do poema; é uma palavra ou conjunto de palavras com unidade rítmica.

Ex.:
“Quem é esse viajante
Quem é esse menestrel 
Que espalha esperança
E transforma sal em mel?”

(Milton Nascimento e Fernando Brant)



Estrofe: Estrofes são agrupamentos de versos.

Elas podem ser classificadas quanto ao número de versos.

Monóstico – estrofe com um verso. 
Dístico – estrofe com dois versos.
Terceto – estrofe co três versos.
Quadra ou Quarteto – estrofe com quatro versos.
Quintilha – estrofe com cinco versos.
Sextilha – estrofe com seis versos.
Septilha – estrofe com sete versos.
Oitava – estrofe com oito versos.
Nona – estrofe com nove versos.
Décima – estrofe com dez versos.

Observação:
Há certos tipos de poesia, como a balada e o rondó, que apresentam versos que se repetem no fim das estrofes. Esses versos são chamados de Refrão ou Estribo.

Rima: Rima é a identidade ou semelhança de sons que ocorre no fim dosa versos, embora possa ocorrer também no meio do verso (rima interna).
O que importa na rima é que haja coincidência de sons (total ou parcial) e não das letras que a formam.
A rima acentua o ritmo melódico do texto poético.
Há vários tipos de rima e para especificá-los no poema, convencionou-se usar as letras do alfabeto: os versos que estão ligados entre si pela rima recebem letras iguais. 


Verso Branco:  Verso branco é o verso que não tem rima.

“A menina tonta passa metade do dia
a namorar quem passa pela rua,
que a outra metade fica
pra namorar-se no espelho
A menina tonta tem olhos de retrós preto,
cabelos de linha de bordar,
e a boca é um pedaço de qualquer tecido vermelho.”

(Manuel de Fonseca) 

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Agora, para você ter em seu caderno para o momento de pesquisa, copie o texto abaixo!


              FIGURAS DE PALAVRAS, DE PENSAMENTOS E DE EXPRESSÃO


a) metáfora: consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois, uma comparação em que o conectivo comparativo fica subentendido.“Meu pensamento é um rio subterrâneo.”

b) metonímia: como a metáfora, consiste numa transposição de significado, ou seja, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não é mais feita com base em traços de semelhança, como na metáfora. A metonímia explora sempre alguma relação lógica entre os termos. Observe:Não tinha teto em que se abrigasse. (teto em lugar de casa)
“A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”
“Os jardins têm vida e morte.”
“Esperando, parada, pregada na pedra do porto.”


c) ironia: é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico.

d) hipérbole: trata-se de exagerar uma ideia com finalidade enfática.
Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede)

e) antítese: consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido.

f) prosopopeia ou personificação: consiste em atribuir a seres inanimados predicativos que são próprios de seres animados.
O jardim olhava as crianças sem dizer nada.

g) aliteração: consiste na repetição ordenada de mesmos sons consonantais.



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Vamos jogar?

Clique AQUI e acesse os 8 jogos de poesias!
ou 

Clique AQUI e produza seu próprio poema!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

LITERATURA DE CORDEL


Literatura de cordel vulgarmente conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos
Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. (FONTE: Wikipédia)


PESQUISE!




O site Educar para Crescer, da EDITORA ABRIL, desenvolveu uma ferramenta para que, além de realizarmos pesquisas sobre o Cordel Brasileiro, desenvolvêssemos nossa própria poesia de cordel! ABAIXO DA IMAGEM, CLIQUE NO LINK E VÁ À FERRAMENTA!