sexta-feira, 24 de maio de 2013

EXERCÍCIO DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E GRAMÁTICA


SOZINHOS - Luís Fernando Veríssimo

     Esta ideia para um conto de terror é tão terrível que, logo depois de tê-la, me arrependi. Mas já estava tida, não adiantava mais. Você, leitor, no entanto, tem uma escolha. Pode parar aqui, e se poupar, ou ler até o fim e provavelmente nunca mais dormir. Vejo que decidiu continuar. Muito bem, vamos em frente. Talvez, posta no papel, a ideia perca um pouco do seu poder de susto. Mas não posso garantir nada. É assim:
     Um casal de velhos mora sozinho numa casa. Já criaram os filhos, os netos já estão grandes, só lhes resta implicar um com o outro. Retomam com novo fervor uma discussão antiga. Ela diz que ele ronca quando dorme, ele diz que é mentira.
     - Ronca.
     - Não ronco.
     - Ele diz que não ronca - comenta ela, impaciente, como se falasse com uma terceira pessoa.
Mas não existe outra pessoa na casa. Os filhos raramente visitam. Os netos, nunca. A empregada vem de manhã, faz o almoço, deixa o jantar e sai cedo.
     Ficam os dois sozinhos.
     - Eu devia gravar os seus roncos, pra você se convencer - diz ela. E em seguida tem a idéia infeliz. - É o que eu vou fazer! Esta noite, quando você dormir, vou ligar o gravador e gravar os seus roncos.
     - Humrfm - diz o velho.
     Você, leitor, já deve estar sentindo o que vai acontecer. Pare de ler, leitor. Eu não posso parar de escrever. Às idéias não podem ser desperdiçadas, mesmo que nos custem amigos, a vida ou o sono. Imagine se Shakespeare tivesse se horrorizado com suas próprias idéias e deixado de escrevê-las, por puro comedimento. Não que eu queira me comparar a Shakespeare. Shakespeare era bem mais magro. Tenho que exercer este ofício, esta danação. Você, no entanto, não é obrigado a me acompanhar, leitor. Vá passear, vá tomar um sol. Uma das maneiras de controlar a demência solta no mundo e deixar os escritores falando sozinhos, exercendo sozinhos a sua profissão malsã, o seu vício solitário. Você ainda está lendo. Você é pior do que eu, leitor. Você tinha escolha.
     Sozinhos. Os velhos sozinhos na casa. Os dois vão para a cama. Quando o velho dorme, a velha liga o gravador. Mas em poucos minutos a velha também dorme. O gravador fica ligado, gravando. Pouco depois a fita acaba.
     Na manhã seguinte, certa do seu triunfo, a velha roda a fita. Ouvem-se alguns minutos de silêncio. Depois, alguém roncando.
     - Rarrá! - diz a velha, feliz.
     Pouco depois ouve-se o ronco de outra pessoa, a velha também ronca!
     - Rarrá! - diz o velho, vingativo.
     E em seguida, por cima do contraponto de roncos, ouve-se um sussurro. Uma voz sussurrando, leitor. Uma voz indefinida. Pode ser de homem, de mulher ou de criança. A princípio - por causa dos roncos - não se distingue o que ela diz. Mas aos poucos as palavras vão ficando claras. São duas vozes.
     É um diálogo sussurrado.
     "Estão prontos?"
     "Não, acho que ainda não..."
     "Então vamos voltar amanhã..."



INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

1) Segundo o narrador, uma das maneiras de controlar a demência solta no mundo é:

a) deixar os escritores falando sozinhos. d) não ler o que os escritores escrevem.
b) escrever histórias de terror. e) Ler o que os escritores escrevem.
c) escolher o que ler. 


2) De acordo com o texto “exercer este ofício, esta danação” refere-se:
a) se comparar a Shakespeare. d) ligar o gravador. 
b) assustar os outros. e) gravar o casal dormindo.
c) escrever histórias.


3) No final do texto o narrador destaca um diálogo que apareceu na gravação. Quem, supostamente estava conversando?


4) Qual era o motivo da discussão do casal de velhos?

ATIVIDADES GRAMATICAIS1) No 1º parágrafo, existem duas orações subordinadas substantivas. Encontre-as e classifique-as:

2) Transforme os períodos simples abaixo em orações subordinadas substantivas e classifique-as:
a) “Estava certa do seu triunfo.”
b) “É um diálogo sussurado.”
c) “Você não tinha escolha.”

3) Encontre, no texto, duas orações subordinadas substantivas objetivas diretas.

4) Classifique a oração subordinada substantiva abaixo:
“É necessário que gravemos os roncos.”





OBS: RESPONDER AS ATIVIDADES NO ITEM "COMENTÁRIOS"! SUCESSOS!!!!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

EXERCÍCIOS DE ORAÇÕES SUBORDINADAS


Encontre e classifique as orações subordinadas abaixo:

1) Calcula-se que o desenho animado apresenta mais de 100 atos de violência por hora.

2) O autor do artigo denunciou que a nossa sociedade violenta criou uma cultura violenta.

3) As estatísticas nos informam de que os meios de comunicação contribuem para o aumento da violência.

4) A notícia alarmante é que os meios de comunicação contribuem para o aumento da violência.

5) Convém que os alunos se dediquem aos esportes.

6) O zoológico recomenda que não se ofereça alimento aos animais.

7) Desejamos a todos que tenham sorte na vida.

8) Esperamos que os jovens se tornem bons cidadãos.

9) Eu me lembrei de que não tinha escovado os dentes.

10) Que você compre tudo no cartão é ilusão.

11) As revistas mostraram o fato: que o incêndio não foi acidente.

12) Recebemos a notícia de que estavam todos bem.

13) Devemos ter fé de que ele vai conseguir.


Respondam da mesma forma que na semana passada no parte de COMENTÁRIOS!

Sucesso! Tenho orgulho de ser professora de vocês!!!!!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

EXERCÍCIOS SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

Este é um exercício de classificação de orações subordinadas substantivas.Divida e classifique as orações substantivas dos períodos abaixo: (EXERCÍCIOS PARA COPIAR E COLAR... COPIE ELE E COLE, ACRESCENTANDO SUA REPOSTA NO ITEM "COMENTÁRIOS")

a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosso secreto.
b) É possível que as provas sejam anuladas.
c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.
d) Alguém lhe perguntou de onde vinha.
e) Ninguém soube se morrera de desgosto.
f) Inteirei-me de que ela havia mentido.
g) Queríamos saber onde estava o proprietário do veículo. 
h) Foi permitido que se estacionasse na calçada.
i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos.
j) Ninguém sabe quem são os assaltantes.
l) Compreende-se que o ponto da lição era difícil.
m) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.
n) É obrigatório que se ande de camisa aqui dentro.
o) O necessário é que se tenha a quantia solicitada para a realização do evento.
p) É uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época.
q) Tenho dúvida de que você venha hoje.
r) Lembre-se de que todos somos pó.
s) Quando uma mulher não te ama cada dia mais, podes ficar certo de que ela te ama cada dia menos.


Estes exercícios abaixo são para serem realizados online! Portanto, o que você tem a fazer é clicar no link e acessar o exercício!

Beijos e sucesso... SEMPRE!



sexta-feira, 3 de maio de 2013

REVISÃO DE ADVÉRBIOS E ADJETIVOS - (ADJUNTOS ADVERBIAIS E ADJUNTOS ADNOMINAIS)

Como estamos estudando no momento as relações sintáticas das palavras numa oração, precisamos rever o conteúdo estudado (mas não lembrado!) por vocês na 7ª série.
Os exercícios abaixo são para revisar os o que são ADVÉRBIOS e ADJETIVOS. Vimos que quando analisamos uma oração, eles possuem a função sintática de ADJUNTO ADVERBIAL e ADJUNTO ADNOMINAL, respectivamente. 
Abaixo estão os link's de alguns exercícios de revisão sobre o tema. Ao acabar os exercícios, vocês podem navegar pelo blog e escolherem o que irão fazer (INCLUSIVE JOGAR LETROCA!) Façam a atividade com atenção e não escolham as respostas aleatoriamente, ok??? Antes, dê uma revisada em CLASSES DE PALAVRAS!