sexta-feira, 26 de abril de 2013

ORTOGRAFIA

O exercício abaixo será para você treinar a diferença entre ÃO e  AM nas palavras. Perceba no exemplo dado a diferença e complete o exercício com esses sufixos.

ORTOGRAFIA - AM, ÃO

Exercício de ortografia. Você sabe a diferença entre ah, à e há? Complete o texto a seguir para ver se você compreendeu. 

ORTOGRAFIA - AH, À, HÁ

Treine nestes jogos algumas palavras que confundem nossa mente no momento da escrita. 

COMO SE ESCREVE?

Neste outro jogo você observará como as palavras são escritas. Após sua resposta, será dada uma breve explicação sobre a regra ortográfica na qual essa palavra se enquadra.

REGRAS DE ESCRITA

Após terminar as atividades, pode se divertir um pouco jogando LETROCA!

terça-feira, 16 de abril de 2013

A HISTÓRIA DO 1º DE MAIO


Por que 1° de Maio é o Dia Internacional do Trabalhador?
Augusto César Petta *





Em 1886, a cidade de Chicago, um dos principais pólos industriais dos Estados Unidos, foi palco de importantes manifestações operárias. No dia 1° de maio, iniciou-se uma greve por melhores salários e condições de trabalho, tendo como bandeira prioritária a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Os jornais a serviço das classes dominantes, imediatamente se manifestaram afirmando que os líderes operários eram cafajestes, preguiçosos e canalhas. 


No dia 3 de maio, a greve continuava, e na frente de uma das fábricas, a polícia matou seis operários, deixando 50 feridos e centenas de presos. No dia 4, houve uma grande manifestação de protesto e os manifestantes foram atacados por 180 policiais, que ocasionaram a morte de centenas de pessoas. Foi decretado "Estado de Sítio" e a proibição de sair às ruas. Milhares de trabalhadores foram presos, muitas sedes de sindicatos incendiadas e residências de operários foram invadidas e saqueadas. Os principais líderes do movimento grevista foram condenados à morte na forca. Spies, Parsons, Engel e Fisher foram executados no dia 11 de novembro de 1886, enquanto que Lingg, também condenado, suicidou-se.

 









Em 1891, no 2° Congresso da Segunda Internacional, realizado em Bruxelas, foi aprovada a resolução histórica de estabelecer 1° de MAIO, como um "dia de festa dos trabalhadores de todos os países, durante o qual os trabalhadores devem manifestar os objetivos comuns de suas reivindicações, bem como sua solidariedade".



No Brasil, as comemorações do 1° de MAIO, também estiveram relacionadas à luta por melhores salários e pela redução da jornada. A primeira manifestação registrada ocorreu em Santos, em 1895. A data foi consolidada , quando um decreto presidencial estabeleceu o 1° de MAIO como feriado nacional, em 1925. A efeméride ganhou status de "dia oficial", quando Getúlio Vargas era Presidente da República. Ele aproveitou o dia para anunciar, em anos diferentes - fruto de intensas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras - os reajustes de salários mínimos e a redução da jornada.







EXERCÍCIO

1 Pesquise no Google:
  • Quais são as profissões do momento (as mais bem pagas e com maior possibilidade de empregabilidade)
  • Pesquise também quais são as profissões mais estressantes e anote em seu caderno.
Forca das profissões



terça-feira, 9 de abril de 2013

O Homem e sua relação com o Trabalho




        Olá alunos! Durante nossas últimas aulas, observamos imagens e lemos textos que nos apresentavam as relações do homem com o trabalho ao longo da história. Observamos que com o passar dos anos e com a modernização da sociedade, os trabalhadores mudaram seu ritmo de vida e começaram a se comportar de maneira diferente perante sua atividade laboral. 
    Conforme lemos no texto "AS RELAÇÕES DE TRABALHO" de Sérgio Buarque de Hollanda (1975) o homem passou a ser escravo de seu próprio salário e "a relação humana desapareceu" nas grandes empresas, onde o empregado passou a ser apenas um número.

    Diante do que foi discutido em sala de aula no dia de ontem, você terá a seguinte tarefa nesta aula desenvolvida no laboratório de informática:

1º - Assistir aos vídeos abaixo (para melhorar a visualização, será apresentado em datashow)







2º Em seguida, você deverá realizar a montagem de um quadro-resumo no Google Docs, dividido em duas colunas com os seguintes títulos: TRABALHO DOS ARTESÃOS e TRABALHO NOS DIAS ATUAIS, escrevendo palavras que resumam as características dos dois tipos de trabalho (tanto a partir do que você compreendeu durante a aula de ontem, quando os novos conteúdos da aula de hoje)


OBS: PARA VOCÊ ACESSAR O AMBIENTE GOOGLE DOCS, DEVE USAR SUA SENHA E LOGIN DO GOOGLE - QUE CRIAMOS HÁ ALGUMAS AULAS ATRÁS. CASO NÃO CONSIGA ACESSAR, PEÇA AJUDA!

Caso você tenha a necessidade de acessar ao texto para recordar o que foi visto ontem, ele se encontra logo abaixo:




AS RELAÇÕES DE TRABALHO



    Quem compare, por exemplo, o regime do trabalho dos antigos artesãos com a "escravidão dos salários" nas usinas modernas, tem um elemento precioso para o julgamento da inquietação social de nossos dias.
     Nas velhas corporações de artesãos, o mestre e seus aprendizes formavam como uma só família, cujos membros se sujeitam a uma hierarquia natural, mas que partilham das mesmas privações e confortos; as relações de empregador e empregado eram pessoais e diretas, não havia autoridade intermediárias.
                   
   Foi o moderno sistema industrial que, separando os empregadores e empregados nos processos de manufatura e diferenciando cada vez mais suas funções, suprimiu a atmosfera de intimidade que reinava entre uns e outros e estimulou os antagonismos de classe. Nas usinas modernas, entre o trabalhador manual e o derradeiro proprientário - o acionista - existe toda uma hierarquia de funcionários e autoridades representados pelo superintendente da usina, o diretor-geral, o presidente da corporação, a junta executiva do conselho de diretoria e o próprio conselho de diretoria.
   Para o empregador moderno - assinala um sociólogo norte-americano - o empregado transforma-se em um simples número: a relação humana desapareceu.

HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975. p. 102.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Vamos navegar um pouco pela rede mundial de computadores?

Neste site, você tem a possibilidade de criar uma história diferente a cada click! Entre e nele e veja a sequência da história que mais lhe agrada!


No site do Seninha, você consegue visualizar as histórias em quadrinhos animadas e conhecer diversas histórias!


A Internet é realmente um lugar bem bacana mesmo, os jogos de Língua Portuguesa disponibilizados aqui são muito interessantes. Quero saber se você é capaz de descobrir o maior número de palavras com apenas um número determinado de letras? Veja se é capaz!