sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LOCUÇÕES VERBAIS


Há situações em que encontramos dois verbos juntos. Se estes verbos estiverem representando uma única ação verbal, então estamos lidando com uma LOCUÇÃO VERBAL.

Leia a frase abaixo, retirada de um anúncio, e observe que há a forma verbal está lendo.

Se você  está lendo este anúncio, agradeça ao seu professor.

Está  lendo é uma expressão formada por dois verbos – está (verbo estar no presente do indicativo) + lendo  (verbo ler no gerúndio) – com o valor de um, pois equivale a lê.

Se você  lê este anúncio, agradeça ao seu professor.


Obviamente, você vai questionar que o efeito semântico não é  o mesmo. Certamente, todas as escolhas que fazemos na língua (escolha de palavras, pontuação, etc.) são aplicadas com um objetivo específico, pois dependendo da escolha, resulta um efeito diferente na mensagem.
Quando dois ou mais verbos têm valor de um, eles formam uma locução verbal, expressão que é sempre composta por verbo auxiliar + verbo principal.
  • Está  cantando = canta
  • Ia andando = andava
Nas locuções verbais, conjuga-se apenas o verbo auxiliar, pois o verbo principal vem sempre em uma das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio.
Os verbos auxiliares de uso mais frequente são ter, haver, ser, estar e ir.
Quando a locução verbal é constituída de formas dos verbos auxiliares ter e haver mais o particípio do verbo principal, temos um tempo composto.
  • Ele já tinha saído para o trabalho quando você  me telefonou.
  • Ele já saíra para o trabalho quando você  me telefonou.
Como podemos distinguir as locuções verbais e os tempos compostos?
Na voz ativa, como já  exemplificamos acima, os tempos verbais são compostos pelos verbos auxiliares ter ou haver + o verbo principal.
Já na voz passiva, os tempos compostos são formados pelos verbos auxiliares ter ou haver + ser + verbo principal no particípio.

  • Temos sido beneficiados com o trabalho deste delegado.
  • As vendas têm aumentado bastante no último mês


A locução perifrástica, por sua vez, é formada pela junção de um verbo auxiliar + um verbo no infinitivo ou no gerúndio.
  • Estamos fazendo o possível para terminar logo.
  • Vou vender todas as mercadorias e atingir a minha meta.