sexta-feira, 25 de maio de 2012

NOVO "VELHO" ACORDO DA LÍNGUA PORTUGUESA... AINDA TEM DÚVIDAS?

Segundo o site da Abril, o Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para tornar a grafia das palavras dos países que falam a Língua Portuguesa uniformes. Ele entrou em vigor em janeiro de 2009, mas até hoje, algumas pessoas têm dificuldades na grafia de palavras, principalmente com relação ao hífen e à acentuação! 
O Acordo Ortográfico envolve os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.




Só que a nossa querida amiga Internet (NET para os íntimos!) disponibiliza verdadeiras gracinhas que nos facilitam a vida! Existe um site que verifica se as palavras que você digitou estão de acordo com este Novo Velho Acordo! Como nós, brasileiros tínhamos quatro anos para nos adequar às novas regras, isso significa que em 1º de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será exigida nas novas redações!
As mudanças são poucas em relação ao número de palavras que a Língua Portuguesa possui, mas... Sempre existe um hífen que não sabemos se ainda existe ou não... Um acento que achamos que foi abolido e na verdade não saiu... Se está com dúvidas, acesse este site e aproveite! Clique aqui e além de descobrir como a palavra que você tem dúvida é realmente escrita, sabia qual a regra para a mudança que ocorreu! Ah, só para lembrar... O site UmPortuguês não corrige erros de concordância ou regência... Apenas erros relativos à grafia das palavras, ok?


Quer praticar o Acordo de uma forma mais dinâmica? Clique aqui e teste seus conhecimentos com o Game da Reforma Ortográfica!